O estúdio de arquitetura, Multipod, divulgou recentemente seu mais novo projeto. A Pop-Up House, através de seu design promete revolucionar o padrão de construção de uma casa. Isso, porquê sua montagem leva apenas 4 dias para ser concluída e o melhor, pode ser montada facilmente sem a necessidade de se contratar mão de obra para realizar o serviço. Composta por peças que se encaixam como os blocos de Lego, a casa Pop-Up, além do seu tempo recorde de montagem, possui uma estrutura extremamente leve. Feitas com painéis de madeira, as peças conseguem unir qualidade, economia e eficiência no mesmo lugar. O sistema patenteado oferece um baixo custo e desempenha um papel de isolante térmico na residência. Com isso, além de desembolsar um valor pequeno adquirindo a casa, não é necessário se gastar muito com manutenção após a compra. Uma chave de fenda é a única ferramente necessária para a montagem da casa pré-fabricada. E além disso, todas as suas peças de montagem podem ser recicladas ou reaproveitadas em novos projetos.

Valorizado pela arquitetura modernista, o material ressurge com força total e ganha imitações práticas. Abaixo veja aplicações em paredes, pisos e móveis. Urbana e contemporânea com peças clássicas, essa loja na rua Casemiro de Abreu em São Paulo, Projetada por arquiteta Ana Paula Monteiro, A escolha foi o porcelanato, que imita o cimento queimado . Foi usada as peças em porcelanato para o grande trafego diário de pessoas, em vez de cimento queimado, devido à durabilidade que o produto oferece”.

plasticidade arquitetura

Quem entra na sala deste apartamento nos Jardins, bairro paulistano, jura que uma das paredes é revestida de concreto. O material, porém, é o estuque veneziano, uma técnica artesanal dos tempos do Renascimento italiano. efeito manchado e o cinza é uma cor neutra que combina bem com qualquer outro tom.”

Estruturas à vista

Em Higienópolis, o prédio deste apartamento de 170 m² foi um dos primeiros projetados pelo arquiteto Abrahão Sanovicz (1933-1999). “Como um bom modernista, ele tinha uma preocupação com a construção modular. Na obra, descobrimos 16 pilares de concreto e descascamos todos”, conta o responsável pela reforma. Entre o estar e a sala de jantar, o elemento arquitetônico ganhou polimento. Sem juntas de dilatação, este piso de concreto não trinca como o cimento queimado. Aplicado sobre o contrapiso, recebe, depois de curado, uma massa de cimento polvilhada com pedrinhas de granilite. Uma lixadeira produz o acabamento polido.